Este último modelo Amazfit Verge tem sido um sucesso inegável, não se tratando de um sucessor dos Amazfit Pace e Stratos, com foco puramente desportivo, tratando-se de um novo modelo, no entanto dentro da mesma gama.
Neste artigo verás uma amostra do que ele é capaz e ainda como transformar a versão chinesa na versão internacional em 3 passos.
Inicialmente foi adquirida a versão chinesa, visto ainda não haver internacional na altura o que dificultava um pouco a configuração, tendo de ser feita com auxilio de um tradutor online.
Neste video podes ver uma amostra das funcionalidades:
O Smartwatch é fantástico, com ecrã AMOLED 1.3′ e resolução 360×360 podes esperar ótima definição e fidelidade de cores, iluminação etc.
Para aqueles que acham que se perdes o “Always on Screen” como no Pace ou Stratos, não, não se perde, existe um modo em que o ecrã fica desligado mas mostra sempre as horas e de acordo com a watchface escolhida (neste video chamei de twilight, foi a tradução da altura).
Com uma bateria de 390mAh consegues assegurar uma autonomia de cerca de uma semana, em uso normal(sem desporto) e sem o “always on” já consegui mais de 7 dias de autonomia, devendo em boa parte à tecnologia AMOLED do ecrã.
Sendo este um smartwatch que, apesar do aspecto casual, serve primordialmente para a pratica de desportos, ter menus em chinês era chato, apesar de perceptível 80% dos casos, tornou-se imperativo alterar a língua.
De facto foi com um procedimento já conhecido que consegui e explico neste video:
Após o procedimento, impecável, quase tudo traduzido com excepção do assistente de voz, bem como a app AliPay e uma outra que la andava.
Conseguia agora aceder aos menus de configuração, menus dos desportos e restantes apps em inglês, note-se que:
- tens acesso a 12 desportos incluindo “saltar a corda”, que não esta na imagem, não sendo o Verge a prova de água, se pretendes desportos como triatlo ou natação opta por um Stratos
- App sobre o estado do tempo,
- Cronometro
- Bussola
- Informações sobre o sono
- Passos, frequencia cardiaca continua etc, uma data de coisas.
Tendo a versão chinesa tens ainda acesso as novas watchfaces e a app MiHome, infelizmente eu não consegui que funcionasse mas sei que funciona por testemunho de um contacto que conseguiu facilmente…
A partir da app MiHome consegues acender e apagar luzes, ligar o aspirador etc, pequenas tarefas.
Infelizmente a tradução seria o melhor e suficiente, não fosse o menu das preferências ficar com erro e não ser utilizável, a não ser que se colocasse em chinês e com o tradutor ajustar as definições, depois novamente para inglês.
Assim sendo e graças à malta do XDA, conseguiu-se portar a ROM Internacional para a versão chinesa(100% original e retirada de um smartwatch internacional.), existe também uma versão da rom chinesa modificada com várias linguas e outros tweaks.
Eu preferi instalar a rom internacional “limpa” ficando assim com um smartwatch internacional de origem e com direito a atualizações via OTA.
Podes ver o procedimento aqui( nota que o video está em inglês, irá surgir uma versão com som em português brevemente, links na descrição do video):
Em português
Em inglês
Como podes ver no thumbnail, esta instalada a rom internacional e o proprio smartwatch reconhece como sendo o modelo internacional.
Ganhas com isto:
- Não tens bloatware(apps chinesas) a deixar o smartwatch lento
- Menus 100% operacionais
Perdes com isto:
- MiHome
- Assistente de voz
- Gestor de tarefas
- Apps chinesas manhosas
- NFC fica desativado
- 2 ou 3 watchfaces instaladas nas duas ultimas actualizações da versão chinesa
Funcionalidades que manténs:
- mesmos desportos
- mesmos monitores
- Chamadas por bluetooth
Se conseguires uma versão internacional melhor, mas com a versão chinesa tens a possibilidade de comutar entre roms por isso tanto faz.
Amazfit Verge:
Se preferires os outros:
Pace: Gearbest, Geekbuying
Stratos: Gearbest, Geekbuying, Banggood